Documentários

  • A carne é fraca (2005)

Documentário brasileiro produzido pelo Instituto Nina Rosa, que demonstra como o hábito de comer carne prejudica o meio ambiente, a saúde humana e a dura realidade dos abatedouros.

  • A conspiração da vaca – O segredo da sustentabilidade (2014)

É um documentário sobre meio ambiente inovador que segue o intrépido cineasta Kip Andersen à medida em que ele revela qual é a indústria mais destrutiva que o planeta enfrenta hoje – e investiga por que as principais organizações ambientalistas do mundo estão com muito medo de falar sobre isso.

  • A engrenagem (2012)

Curta-metragem sem apelos ou imagens chocantes, que explica de que forma a pecuária afeta o meio ambiente, demonstrando que a alimentação de carne é um assunto complexo, para além do vegetarianismo.

  • A enseada (2009)

Este é um dos documentários mais chocantes que você irá ver na sua vida. No sul do Japão, todos os anos, golfinhos são massacrados, mortos ou capturados para uma vida inteira de cativeiro, em parques aquáticos. No país algumas pessoas se alimentam de golfinhos. Infelizmente, o massacre continua, pois na tentativa de tentar impedi-lo, ativistas podem ser presos pelo governo japonês. O que precisamos é chamar a atenção das autoridades, para que a morte dos golfinhos acabe de uma vez por todas.

  • A questão animal – A história do bem-estar animal

A história do bem-estar animal documenta o triste problema dos animais de rua no Brasil, a crueldade contra eles e a conexão entre esta crueldade e a violência doméstica.

  • Atave – Avicultura escancarada (2009)

Atave é um documentário curto que denuncia como é explicitamente cruel o tratamento reservado pela pecuária avícola de Pernambuco a frangos, galinhas e pintinhos.

  • A vida de Ohad (2014)

Ohad é um ativista dos direitos animais, por muitos anos ele evitou contato com sua família, o motivo: eles são carnistas. Ohad está tentando se reconectar com eles, mas ele precisa dizer que não mudará de ideia sobre seu tratamento com os animais e que este é o motivo que o manteve afastado.

  • Blackfish – Fúria animal (2013)

Blackfish é um documentário recente que revela a realidade das orcas, que vivem em cativeiro, para o entretenimento. O filme é um conjunto de entrevistas com ex-treinadores do maior parque aquático do mundo, o SeaWorld, em Orlando, nos Estados Unidos. Tilikum, a primeira orca do parque, foi capturado em ambiente natural e já matou três pessoas em cativeiro. Apesar do SeaWorld negar todas as acusações do filme, vários artistas e patrocinadores não querem mais seus nomes associados aos maus tratos realizados no parque.

As orcas nadam cerca de 160 quilômetros por dia. Com certeza SeaWorld jamais poderá reproduzir o oceano. Os diretores do parque alegam que eles têm o objetivo principal de proteger a vida marinha. Todavia, sabe qual o posicionamento do parque em relação ao massacre dos golfinhos? Nenhum. Silêncio absoluto.

  • Carne, a verdade – Uma verdade mais que inconveniente (2008)

Carne, a verdade demonstra como a pecuária é a maior responsável, atualmente, pelo desmatamento, pela poluição e aquecimento global. Não comer carne é um benefício para a própria natureza e para o planeta como um todo.

  • Carne, osso (2011)

O filme escancara a verdade por trás dos métodos utilizados pelas empresas de produtos de origem animal para conseguir mão de obra barata. É um retrato do trabalho nos frigoríficos brasileiros.

  • Comida S/A

Comida S/A, dirigido por Robert Kenner, retrata a verdadeira face da indústria alimentícia nos Estados Unidos, mostrando os efeitos prejudiciais à saúde pública, ao meio ambiente e aos direitos dos trabalhadores e dos animais.

  • Conheça a sua carne (2002)

Este é um documentário produzido pelo PETA (People for the Ethical Treatment of Animals), que mostra a realidade das fazendas industriais no tratamento animal.

  • Da fazenda à geladeira (2014)

Curta produzido pela ONG Mercy For Animals que revela os bastidores dos matadouros e das fazendas industriais.

  • Especismo – O filme (2013)

Neste documentário, o jovem cineasta Mark Devries decidiu investigar o que está por trás da exploração dos animais. Na sua jornada, ele entrevistou uma série de cientistas e personalidades que oferecem uma visão Ética sobre os animais, incluindo Peter Singer, Marc Bekoff, Gary Francione e Richard Dawkins.

  • Mercado de peles (2011)

Mercado de peles é um documentário que denuncia a crueldade da indústria de peles

  • Missão azul (2014)

Neste documentário, a oceanógrafa e ecoativista Sylvia Earle divulga as condições dos oceanos. A produção é de Fisher Stevens, vencedor do Oscar por “A Enseada”, e Bob Nixon, indicado ao Oscar. Perecendo rapidamente devido à poluição, pesca predatória e acidificação, os oceanos caminham para uma catástrofe ecológica com impacto devastador sobre a vida na Terra.

  • Não matarás – Os animais e os homens nos bastidores da ciência (2006)

Mais um documentário brasileiro produzido pelo Instituto Nina Rosa. Nele você irá conhecer como os animais são mortos nas redes de ensino e nos laboratórios científicos, muitas vezes, inutilmente. É um documentário que todo cientista, estudante universitário e adeptos da causa animal têm o dever de assisti-lo.

  • O Que Veio Antes?

Steve-O mostra 3 histórias incríveis de animais que, após tragédias naturais, conseguiram escapar de matadouros nos EUA e hoje vivem em um dos mais famosos abrigos para animais do mundo, o “Farm Sanctuary” (Fazenda Santuário).

  • Paredes de vidro (2011)

Curta narrado por Paul McCartney que expõe não somente a indústria da carne, mas dos ovos e dos leites. Ele foi feito também pelo PETA.

  • Samsara (2011)

O documentário Samsara, apesar de não ser dedicado a causa animal, é um filme diferente, que reúne coisas impressionantes do nosso mundo sem dizer uma só palavra. Todo o documentário foi filmado em 70mm, traz imagens estonteantes e aborda diversos assuntos. De danças e rituais desconhecidos à reflexões sobre como tratamos os outros seres deste mundo e sobre como isso volta para nós.

  • Terráqueos (2005)

Sem dúvida, qualquer pessoa deve assistir o documentário Terráqueos. Ele não fala apenas da parte da alimentação e dos abatedouros, mas sim do massacre dos animais em nome da diversão, dos cosméticos, das roupas e da ciência. O documentário é narrado pelo ator estadunidense Joaquin Phoenix, vegano e adepto da causa animal.

  • Troque a faca pelo garfo (2011)

O documentário que fez o músico Ozzy Osbourne se tornar vegano! Documentário que aborda um dos grandes problemas da sociedade moderna: os graves problemas de saúde que afetam parte significativa da população causados por um cardápio de alimentos de origem animal.

  • Uma vida interligada (2009)

Uma vida interligada é um pequeno e excelente documentário educativo que apresenta importantes informações sobre questões éticas, ambientais, sustentabilidade e sociais dentro da temática do vegetarianismo e do consumo de produtos, que representa um assunto urgente e de vital importância para a sobrevivência de todo o planeta e da espécie humana, para o presente e o futuro. Não contém cenas fortes.

  • Um pedido de desculpas para aos elefantes (2013)

Narrado por Lily Tomlin e dirigido pela ganhadora do Emmy Amy Schatz, Um pedido de desculpas aos elefantes conta a problemática história dos elefantes em cativeiro. Um chamado para a compaixão e melhor tratamento, o filme é também uma súplica para que salvemos o que sobrou na natureza de nosso mundo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s